Histórico

As terras onde se localizam hoje a cidade de Mata Verde, foram doadas para ser criado o arraial  de Mata Verde, sendo uma área de quatro alqueires. Doação esta feita pelos Senhores Paulo Ribeiro Marinho e João Marinho (filho), tendo como intermediário o criador e fundador, o Senhor José Ferreira da Rocha, conhecido como José de Trajano. Havia na época como confinantes: lado Norte e Leste com o Estado da Bahia, Sul Eusébio Ferreira dos Anjos e oeste com Tiburtino Vieira e Clemente José de Souza. A primeira casa existente nestas terras, foi a dos doadores, localizada nas imediações da Rua, hoje, Olímpio Pereira de Souza com a Rua Eloi José dos Santos, em seguida foram surgindo outros casebres construídos  pau-a-pique. Além do Senhor José de Trajano, chegaram, olímpio Cavassú, Clemente Macambira e outros. A primeira casa construída de alvenaria foi feita pelo fundador nas mediações, hoje, Praça José de Souza Riz. Após algum tempo chegaram as famílias: Caires, Carlos, Lebrão, e Martins.

O arraial foi fundado em um local estratégico  para a extração de madeira, principal atividade econômica da região na época. Outras famílias também passavam a freqüentar o lugar à procura de gêneros de primeira necessidade. Devido a beleza das matas, recebeu logo o nome de MATA VERDE.Praticavam sempre a agricultura de subsistência  e plantavam café em pequena escala. Com a plantação de café, foi aumentado a população de Mata Verde. O Município de Mata Verde está localizado a nordeste de Minas Gerais,  fazendo divisa com a Bahia, mais precisamente no Baixo Jequitinhonha, com área  de 254 km2, a uma distância de  790 Km de Belo Horizonte. Hoje, Mata Verde, é formada não só de mineiros e baianos, mas também, de pessoas dos demais Estados do Brasil. O desenvolvimento da cidade se deve muito a implantação da cafeicultura em nossa região, por volta de 1975 através do Estado da Bahia, atraindo assim outros produtores a investir também em nosso Município.

São João

A festa de São João de Mata Verde é bastante conhecida na região, o que faz da cidade um destino concorrido no período das festividades juninas.

Nos mês de junho a cidade apresenta um clima muito agradável. O friozinho gostoso, um convite pra dançar um forró agarradinho em frente às fogueiras espalhadas pela cidade. Com certeza você será convidado a tomar um quentão e experimentar um caldo delicioso e quentinho, recém-saído do fogo.

Demografia

Número de habitantes:8.880

Área: 230,241 km²

Densidade demográfica:34,23(hab./km²)

Estrutura urbana

Mata Verde, a Terra do café, como é conhecida, fica ao norte de Minas Gerais na divisa com a Bahia. Sua localização é privilegiada pela proximidade de cidades importantes de ambos Estados, como Almenara (70 km) e Vitória da Conquista (125 km). A economia da cidade é baseada no agronegócio, e a cafeicultura é a principal atividade.